top of page

Poltronas para auditório


poltronas para auditório

Os projetos de auditórios de uso múltiplo são áreas nobres dentro do conjunto de espaços em que estão inseridos. Assim, o auditório deve, necessariamente, atender a questões técnicas, propiciar conforto ambiental ao usuário e apresentar qualidade estética. Dentro desse contexto é fundamental que a equipe de projetos possua acesso a conhecimentos diversos e adote processo de projeto que visam a qualidade do ambiente construído.


O processo de projeto de um auditório deve levar em consideração um conjunto de funções e espaços de palco e platéia, a recepção, um hall de entrada ou foyer, cabines de projeção, camarins, área de serviço, administração, entre outros. O auditório pode estar dentro de um complexo, como de uma instituição de ensino, próximo a salas de aula, ou áreas de lazer e até mesmo a complexos administrativos de todo o conjunto. Assim, o espaço de um auditório cumpre uma função específica dentro de um conjunto de atividades, muitas vezes correlacionadas.


O início do projeto de auditórios deve partir do homem como unidade, ou seja, o objetivo principal deve ser a relação entre quem pratica a ação (orador) e quem vê a ação (platéia). O partido do projeto deve ser uma análise do contexto, do lugar e do programa. Para um projeto de auditório de uso múltiplo, a flexibilidade do espaço é um grande definidor do projeto inicial. Em seguida é necessária uma análise dos dados fornecidos pelo cliente: o terreno, a liberdade plástica, a função (uso), sua relação com o entorno, as características técnicas, etc.


Os projetos de auditórios devem considerar dimensionamentos relacionados a critérios de qualidade acústica e cenotécnica, ligados à questão do partido arquitetônico, como geometria, volumetria, capacidade e distâncias. Sabe-se que, se não forem adequadamente fundamentadas, as decisões tomadas no processo projetual comprometem de maneira irrecuperável a funcionalidade dos mesmos. No caso de um auditório corporativo, normalmente o espaço é utilizado para a palavra falada. Assim, os dimensionamentos acústicos, cênicos e luminosos devem priorizá-la. Os objetivos relacionam-se com a capacidade de ocupação, análise do ruído externo, posicionamento e uso do palco e da platéia, rotas de fuga, circulação, acesso de portadores de deficiência de mobilidade, entre outros.


Devem ser priorizadas no projeto, a manutenção, flexibilidade de uso e principalmente a segurança. Para conciliar a necessidade de elementos acústicos com a estética, quando se prioriza a palavra falada, é necessário que a concepção arquitetônica explore a plasticidade dos componentes. A especificação dos revestimentos e acabamentos define a acústica e a estética do auditório. São importantes as escolhas das poltronas , forros de gesso, paredes de alvenaria com superfície interna coberta com gesso ou madeira, piso de carpete ou vinílico e piso do palco em madeira.


Uma simples poltrona de auditório pode pôr a perder todo o trabalho arquitetônico, cenográfico e artístico de uma sala de auditório. A especificação correta dos assentos é aspecto crítico para garantir a boa operação desses ambientes e exige a compatibilização de uma série de quesitos, como resistência, necessidade de manutenção, ocupação de espaço físico, interferência acústica, segurança e design, além do conforto. Poltronas mal-especificadas podem interferir negativamente em uma série de características dos auditórios, a começar pela acústica. As poltronas de salas de espetáculo precisam receber acabamentos que contribuam para garantir às salas a mesma condição acústica independente da lotação. As especificações devem detalhar todos os aspectos do equipamento, inclusive o silêncio de operação. Decisivo para o comportamento acústico das poltronas, o estofamento também precisa auxiliar o controle de propagação de chamas em caso de incêndio e, ainda, ser termicamente agradável. O tecido deve atender laudos técnicos que certifiquem resistência à abrasão e fixação da cor pretendida.


A Innovati possui profissionais que podem auxiliar na elaboração de projetos e no

fornecimento das poltronas ideais para cada tipo de auditório. As poltronas devem seguir as nomas da ABNT para atender a todos os usuários. Os auditórios devem possuir poltronas para PMR (pessoas com mobilidade reduzida), espaços para cadeirantes e acompanhante e poltronas para obesos conforme normas de acessibilidade da ABNT. Acessórios como: pranchetas, entradas USB, iluminação lateral, identificação de poltronas e fileiras com números e letras e logotipo da sua empresa bordados são essenciais para proporcionar uma experiência superior em conforto e funcionalidade para sua platéia.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page